Felipe Severo Sabedra Sousa


USO DE RECURSOS DIDÁTICOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM



A sociedade demanda o desenvolvimento de objetos e projetos que solucionem seus problemas, e partindo desse pressuposto, surgiram as primeiras noções tecnológicas, que freneticamente expandiram-se para todos os setores de nossa sociedade. Outros aspectos passaram a ter relevância: valoriza-se o conhecimento; a riqueza dos países passou a ser medida pelo acesso tecnológico e sua capacidade de desenvolvimento na área; a informação e as práticas relacionadas a ela se tornaram o principal setor da economia [Kohn; Morais. 2007]. Estes três principais fatores levam hoje à instauração de um simbolismo da tecnologia como bem maior, a ser perseguido e incorporado em novas práticas sociais.

Com os avanços tecnológicos são solucionados grande parte dos problemas atuais, porém outros são gerados, e desta maneira nossa geração é representada pelo avanço do consumo e produção de informação de grande acesso, ocasionados pela aceleração tecnológica.

A realização de aulas expositivas com o uso de novas tecnologias demonstra-se uma ótima ferramenta para que o aluno realize a experimentação do conteúdo e estabeleça uma dinâmica relação entre teoria e prática, tornando-a visível para quem aprende e fomentando o conteúdo explicado pelo docente, Atualmente, as possibilidades de aprendizagem mediada por computador já levam para dentro dos laboratórios e salas informatizadas inúmeros recursos multimídia com possibilidade de deixarem as aulas mais ricas, tendo como base a internet, uma grande biblioteca digital [Savi. 2009].

Os impactos positivos sobre o uso de novas tecnologias são vistos de diversas formas, e por mais que sejam comprovados, são pouco utilizados pelos profissionais da educação sob a justificativa do desinteresse de alunos e de mesma forma de docentes para não modificar seus planos de aula e suas explicações sobre os fatos ocorridos. O preparo da aula expositiva requer que o docente conheça seu público para adequar o conteúdo aos prévios conhecimentos da turma [Peleias, et al; 2013]. Outro aspecto a considerar, em especial no planejamento da aula, refere-se aos recursos que o docente terá à disposição e de quais fará uso, para buscar e selecionar os conteúdos a serem transmitidos.

É por muitas vezes possível compreender o desinteresse dos docentes pela falta de recurso nas instituições de ensino, principalmente tecnológicas, onde as que pouco se encontram, ou estão sem manutenção, ou estão defasadas para a proposta do profissional. O ensino de “caso investigativo” baseado no uso de narrativas sobre indivíduos sobre enfrentamento de decisões ou dilemas, que podem ser reais ou fictícios como exemplos facilitam a compreensão de alunos  [Waterman. 1998].

Alunos, em sua maioria possuem dificuldades para compreensão da disciplina de História, pelo modo com qual as aulas são ministradas, sem recursos tecnológicos, como por exemplo os laboratórios de informática, a ausência de materiais na escola também impacta negativamente para o ensino-aprendizagem dos discentes. Desta maneira os estudantes encontram-se desmotivados para assistir às aulas, visto que a maioria dos docentes não utilizam novas tecnologias para atualização de suas dinâmicas em sala de aula.

A formação atualizada dos docentes para a inserção de novos recursos didáticos e tecnológicos é fundamental para se adequar à nova realidade dos jovens de hoje, e desta maneira se torna peça chave para inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais. Conforme Mercado [1999] a formação de professores é fundamental para o sucesso da utilização das novas tecnologias como ferramentas de apoio ao ensino.

Muitas vezes os profissionais do ensino encontram dificuldades para encontrar materiais adaptados, visto o grande número de deficiências, assim com as novas tecnologias integradoras se torna possível tornar o processo de ensino-aprendizagem usual para ambos, sem a necessidade de limitações, como ocorre por muitas vezes. Os profissionais que hoje atuam na área da educação precisam atender às novas exigências da profissão, realizando atualizações constantes, o que normalmente não ocorre, e desta maneira se mostram resistentes em aderir às novas tecnológicas e ao se comunicar com jovens alunos.

É passível de análise, que não apenas seja inserido no ambiente escolar novas tecnologias, mas também sejam realizados curso que capacitem os educadores e seja disponibilizado um material previamente analisado e construído para este profissional com base na sua instituição de ensino [Moran. 2004]. Algumas instituições de ensino preparam e outras permanecem inseridas em paradigmas antiquados para a sociedade tecnológica, bem como algumas instituições estão mais desenvolvidas na parte tecnológica, e preparadas para receber aos diversos estudantes, é observável que as mudanças ocorrem aos poucos, em todos os níveis e modalidades educacionais aos quais há investimento.

Acredito que investimento se conecte melhor com a questão, não apenas financeiramente, mas também nas capacitações dos profissionais que atuam na área, e principalmente num investimento de futuro à longo prazo, no qual não haverá sem educação. Recomenda-se aos professores da disciplina de História que continuem a aprender e debater sobre o uso de recursos tecnológicos em sala de aula, realizando atualizações constantes, reflexionando sobre suas aulas, priorizando o uso de tecnologias educacionais e enriquecendo seu trabalho. A aprendizagem provém do envolvimento ativo do aluno com a construção do conhecimento e as ideias prévias dos alunos têm papel fundamental no processo de aprendizagem, que só é embasada naquilo que ele já sabe [Brasil, 1997].

Cabe ao educador atualizado estar disposto a inovar e experenciar novas atividades, como por exemplo em técnicas de ensino como aplicativos educacionais, ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação e a exploração do uso de dispositivos eletrônicos em sala de aula, buscando incorporar estas novas tecnologias em sala de aula. Conforme Khan e Morais [2007] a Sociedade da Informação,  é representada por uma sociedade na qual a informação é utilizada intensamente como elemento da vida econômica, social, cultural e política, dependendo de um suporte tecnológico para se propagar, demonstrando que esse processo se tornou um fenômeno social, instaurado dentro da sociedade.

A instituição de ensino deve estimular aos educadores o uso de novas tecnologias, já que estas se encontram presentes em nossa sociedade em aparelhos eletrônicos como smartphones, buscando promover formações voltadas ao seu uso e potencialidades no ensino, desta maneira visando a estimulação do educando e seu aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. É importante ressaltar que os novos recursos tecnológicos abrem um leque de possibilidades para facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, tornando a aula expositiva mais palpável pelos estudantes, facilitando sua aprendizagem e tornando o ensino dinâmico e participativo.

Os recursos tecnológicos de ensino devem ser usados para facilitar, acelerar e intensificar a aprendizagem, esses recursos não devem ser usados para imitar outros professores que os usam. O objetivo dos recursos é serem simples, de fácil uso e conservação [KARLING, 1991]. Conforme Lunetta [1991] as aulas práticas podem ajudar neste processo de interação e no desenvolvimento de conceitos, permitindo assim que os estudantes aprendam como abordar o seu mundo e desenvolver soluções para problemas complexos.

Conforme Nicola e Paniz [2016] sabemos que a impotância dos recursos tecnológicos é tanto para o aluno, quanto ao professor, que é a figura mais próxima do aluno, desenvolver-se inúmeras capacidades. Desse modo, faz-se necessário que o professor esteja preparado para utilizar os recursos didáticos, objetivando que o aluno possa realmente aprender.

Atividades práticas são experiências vividas, e, portanto, ao serem utilizadas durante as aulas com o uso de novas tecnologias se tornam meios de produção e transmissão de conhecimentos, não apenas no ambiente escolar, mas como um propagador de conhecimentos por toda comunidade na qual a escola está inserida. Os professores, ao deixarem de realizar atividades práticas podem estar incorporando formas de ação presentes historicamente no ensino, como uma abordagem tradicional, sem observar a importância da prática na aprendizagem [Andrade; Massabni, 2011].

Cabe ao educador analisar o perfil de seus discentes com os quais está atuando, para que posteriormente possa direcionar sua prática pedagógica com utilização de novas tecnologias, que pode ser construído coletivamente com os estudantes, mas com um objetivo pré-determinado. Conforme Costoldi e Polinarski [2009] o professor deve ter formação e competência para utilizar os recursos didático-pedagógicos que estão ao seu alcance e muita criatividade, ou até mesmo construir juntamente com os alunos, pois, ao manipular esses objetos a criança tem a possibilidade de assimilar melhor o conteúdo.

O uso de novas tecnologias para inclusão de deficientes no sistema de ensino já possui disponibilidade, e desta forma cabe aos profissionais, e às instituições adequar-se aos novos modos de inclusão, visto que estas são benéficas tanto nos processos de ensino quanto de socialização, é evidente que a educação inclusiva é coletiva, e, portanto, democrática, nunca segregadora, na qual todos os participantes são beneficiados, e não se possui efeitos adversos de sua prática, tanto nos processos de aprendizagem quanto de socialização [Sousa; Anadon. 2018].

Tornar as aulas acessíveis e inclusivas é uma prática que deve se tornar obrigatória a todas às escolas e sucessivamente aos educadores, visto que a educação inclusiva é democrática, nunca segregadora, onde todos os envolvidos no processo de ensino- aprendizagem são contribuídos positivamente, e com o auxilio de nos tecnologias essa integração pode se tornar mais fluida e menos complicada. As atividades práticas nos processos de ensino-aprendizagem das ciências humanas constatam que há um abismo entre a importância atribuída às atividades práticas e a sua execução, desta maneira os recursos tecnológicos unem as duas partes, tornando o ensino integrativo.

Khan e Morais afirmam que a informação é a transmissão de mensagens que possuem um significado comum entre o emissor [quem produz a mensagem] e um sujeito [quem recebe a mensagem], por meio de um suporte tecnológico que faz a mediação dessa mensagem. Toda informação é dotada de consciência, objetivo e finalidade ao ser transmitida do emissor para o interlocutor.

As bases do ensino da disciplina de História é de que tudo é construído por alguém, com algum objetivo e finalidade, desta maneira ao ser inserido na construção de conhecimento os novos recursos tecnológicos disponíveis o ensino se torna integrado, unindo o teórico e o prático, e desta forma cabe aos educadores dinamizar os seus conteúdos aplicados, tornando-os palpáveis para todos. Percebe-se que os professores estão realizando formações com o viés tecnológico, ressaltando a ideia de que é fundamental para os profissionais da área pensar na sua formação e suas práticas pedagógicas constantemente, articulando os seus diferentes saberes e conhecimentos adquiridos durante seus anos de experiência em salas de aula, e de contato com os mais diferentes estudantes com a teoria recebida em suas bases de formação.

Tardif [2006] buscando penetrar em seu processo real de escolarização, considerando que os seus diferentes saberes [disciplinares, curriculares, pedagógicos e da experiência] se articulam no trabalho diário em interação com os alunos e com os outros professores. O ensino realça o saber fazer ou a aquisição e manutenção de respostas. O conhecimento só poderá se estabelecer através do diálogo competindo ao professor diversificar as estratégias de ensino para corresponder às expectativas de cada geração,  a utilização de novas tecnologias, torna as dinâmicas socias e de ensino-aprendizagem mais palpáveis pelos alunos, buscando diminuir a lacuna entre teoria e prática, tornando o acesso ao conhecimento aberto aos estudantes.

Considerações finais
Conforme a pesquisa realizada é verificável a importância do trabalho com as novas tecnologias disponíveis, e o quanto o trabalho do docente se enriquece com o seu uso. O profissional da área da educação é mediador do processo de ensino-aprendizagem, e desta maneira, com o uso de novas tecnologias é possível que o discente explore novas possibilidades de aprendizagem, colocando o profissional da educação no eixo central como guia em seu processo de conhecimento.

É passível de observação que os recursos tecnológicos contribuem para absorção do conteúdo por parte dos discentes, seja de maneira direta ou indireta, e desta forma possibilitando aos alunos uma melhor aprendizagem e assimilação de conteúdo, além de um acesso democrático e acessível. Em relação aos docentes conclui-se que estes devem buscar sua aprimoração e atualização para trabalhar com jovens em sala de aula, e estudar as melhores formas de utilizar os recursos tecnológicos didáticos disponíveis, diversificando e dinamizando suas práticas pedagógicas, tornando-as inclusivas.

É verificável com base na pesquisa que os profissionais da área educacional buscam realizar um trabalho com primazia, mas cabe ao conjunto pertencente ao educador, o ambiente escolar e o educando para que seu trabalho seja desenvolvido com plenitude, e possa ser desenvolvido com o uso de novas tecnologias para torná-lo mais atrativo e inspirador.

Referências
Felipe Severo Sabedra Sousa é Antropólogo pela Universidade Federal de Pelotas, e atualmente cursa Formação Pedagógica em História pelo Centro Universitário Internacional.

ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011.  [artigo]

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: Ciências. Brasilia, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. [livro]

KARLING, A.A. A didática necessária, São Paulo, Ibrasa. 1991. [livro]

KOHN, K; MORAES, C; O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital. Santa Maria. INTERCOM. 2007. [livro]

LUNETTA, V. N. Atividades práticas no ensino da Ciência. Revista Portuguesa de Educação, v.2, 1991. [livro]

MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999. [livro]

MORAN, J. MundoVirtual. Cadernos Adenauer IV, nº 6. Rio de Janeiro, Fundação Konrad Adenauer, Abril 2004. [livro]

NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v.2, n. 1, p.355-381, 2016. [artigo]

NOVOA, A. [Org.] Profissão professor. Portugal: Porto, 2. ed., 2001. [livro]

PELEIAS, Ivam Ricardo; TARDOQUE, Paulo Ricardo; SERAPHIM, Paulo Rogério; PELEIAS, Fabíola D´Agostini. A Prática Da Aula Expositiva: Pesquisa Sobre Seu Uso Em cursos De Ciências Contábeis Na Região Da Grande São Paulo. RIC - Revista de Informação Contábil. Vol. 7, no3, p.84-104, Jul-Set/2013. [artigo]

SAVI, R. Utilização de Projeção Multimídia em Salas de Aula: observação do uso em três escolas públicas. Florianópolis, 2009. [livro]

SOUSA, Felipe Severo Sabedra. ANADON, Susane Barreto. Acadêmicos Com Necessidades Educacionais Especiais Na UFPel: Observação Participante Da Tutoria Entre Pares Mediada Pelo Núcleo De Acessibilidade E Inclusão. Trabalho apresentado no IV Congresso de Ensino de Graduação UFPel. SIIEPE. UFPel. 2018.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. [livro]

WATERMAN, M. A. Caso Investigativo Como Estratégia De Estudo Para Aprendizagem De Biologia. Bioscene – the Journal of College Biology Teaching. Vol. 24, n. 1,1998. [artigo]


12 comentários:

  1. Geilza da Silva Santod19 de maio de 2020 às 11:05

    Olá, Felipe. Parabéns pelo trabalho! Temática bem apresentada e que traz questões pertinentes para se pensar o uso de tecnologias no ensino. Gostaria de saber se você teve contato com professores que faziam uso dessas tecnologias e quais foram os aspectos positivos apontados por eles em sua prática docente?
    Geilza da Silva Santos

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  2. Olá, Geilza! Agradeço que tenha apreciado o texto. Sim possuo contato direto com estes, e os aspectos positivos foram os mesmos apresentados ao longo do texto, como a maior atenção dos alunos, as suas respectivas buscas pelos assuntos propostos que mais lhe interessavam, uma maior interação entre alunos e professores (as), entre tantos outros.
    Felipe Severo Sabedra Sousa

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  3. Mariana Solange Rocha Silva19 de maio de 2020 às 19:19

    Boa noite, Felipe. Parabéns pelo trabalho. Tendo em vista a sociedade cada vez mais tecnológica que vamos nos inserindo gradualmente, as propostas apresentadas no texto são de grande importância na relação de ensino e aprendizagem da disciplina de história. Na sua concepção, o possível uso contínuo dos recursos tecnológicos em sala de aula podem de alguma forma interferir na utilização do livro didático?
    Atenciosamente, Mariana Solange Rocha Silva.

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    1. Olá, Mariana! Muito obrigado pelos elogios! Eu acredito que não, mesmo a longo prazo, já que o livro didático é o suporte aos alunos, em especial aqueles que não podem ter acesso a tais recursos tecnológicos, acrdito que substituí-lo será muito difícil, mas sim esses recursos serão utilizados como suporte aos estudos apresentados no livro. Atenciosamente Felipe Severo Sabedra Sousa

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  4. Boa noite, muito bom o texto. Na tua opinião não acha que em um aspecto social essa proposta causa um distanciamento maior entre as pessoas, e em uma vantagem ao aluno que tem condições monetárias maior? Ou seja aquele aluno que dispõe de uma internet de qualidade, ou mesmo ate programas pagos levam uma vantagem sobre aquele aluno que muitas vezes só tem os computadores de uma biblioteca publica ou algo semelhante a seu dispor?
    att.: Felipe Lucas Fagundes

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    1. Olá, Felipe. Fico feliz que tenhas apreciado o texto, pois gostei muito do seu. Os aspectos sociais são muito importantes para compreender a nossa sociedade e desta maneira sim, a desigualdade social impacta diretamente no uso destes recursos didáticos. Desta maneira deixo explicito no texto que varia das diversas condições do estabelecimento de ensino e do profissional, adatar-se no meio ao qual esta inserido, para assim tirar maior proveito das tecnologias didáticas durante suas aulas. Espero que tenha respondido a questão!
      Atenciosamente, Felipe Severo Sabedra Sousa.

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  5. Prezado Felipe, boa noite.

    Gostaria de parabenizar sua discussão sobre o tema.
    O tema do ensino e da tecnologia é algo que está em discussão há algum tempo porém, diante do cenário educacional que estamos vivendo, ela tornou-se uma ferramenta central para a manutenção do ensino.

    De que maneira, a partir de suas pesquisas e conhecimento sobre o tema, você acredita que estes profissionais resistentes às novas tecnologias estão encarando o novo formato de sala de aula e a ampla utilização da tecnologia?

    Atenciosamente
    Caroline de Alencar Barbosa

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    1. Boa noite, Caroline!
      Agradeço por ter apreciado o texto. De acordo com minhas vivências e conhecimentos adquiridos, acredito que estes profissionais estejam encarando este período como um momento de aprendizado, claro que tudo dentro de suas possibilidades. O novo formato de sala de aula é como disseste, novo, é difícil, até para mim que começei minha jornada profissional há pouco tempo, mas acredito que estas novidades servem para ampliar nossas noções sobre sala de aula e aprendizado dos alunos, e para nos auxiliar nos nossos próximos passos em sala de aula.
      Enfim, espero ter resondido seu questionamento.
      Atenciosamente, Felipe Severo Sabedra Sousa

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  6. Olá, Felipe! Tudo bem? Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente texto e pela escolha do tema.
    A utilização de recursos tecnológicos para tentar relacionar os conteúdos exigidos pelos programas brasileiros à realidade do aluno, é uma ótima ideia para o processo de ensino-aprendizagem. Por meio destes recursos, as aulas de História podem se tornar mais interativas e proveitosas, contribuindo para a melhoria do aprendizado dos alunos. A tecnologia traz possibilidades para trabalhar com essa disciplina de uma forma mais dinâmica, no entanto, nem todos os alunos tem acesso à internet, nem a aparelhos tecnológicos. Inclusive, muitas vezes tanto o aluno quanto o professor, podem enfrentar dificuldades na hora de utilizar estas ferramentas tecnológicas e até mesmo haver uma falta de capacitação técnica dos docentes.
    A minha pergunta é a seguinte: Qual é o papel da escola, do professor e do governo na promoção de uma educação democrática menos excludente que esteja em acordo com uma sociedade na Era da Informação?

    Atenciosamente,
    Jeane da Silva Lopes.

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    1. Olá Jeane, agradeço os elogios!
      Compreendendo o importante papel da escola em nossa sociedade acredito, com base em minhas experiências, que não há um futuro sem educação, e por consequência a escola se torna o principal meio de integração do aluno com a sociedade e cabe ao profissional da educação inserir os bens culturais vigentes na sociedade em sala de aula. O governo deveria estar de comum acordo com a sociedade e deveria propor a melhor educação possível para os estudantes, já que por muitas vezes citado "são o futuro da nação". Mas para o ensino democrático e inclusivo é necessária uma mudança em nossa sociedade capitalista, onde quem possui o capital, detém o melhor conhecimento, e melhor condições de acesso à estes.
      Enfim, espero que tenha respondido o seu questionamento.
      Atenciosamente,
      Felipe Severo Sabedra Sousa

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  7. hoje em dia, o uso de recursos didáticos para a metodologia do professor é bastante debatido, já que ele auxilia no desenvolvimento do sabe do aluno . na sua opinião a tecnologia seria para suprir as dificuldades do aluno ou seria uma forma de contribuir com as demais didáticas do professor historiador ?
    Adrieelee Fonseca Silva.

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    1. Olá, Adrieelee.
      Os recursos tecnológicos vigentes, devem contribuir com a didática do professor, para que assim possam suprir as dificuldades do aluno, sobre alguns temas previstos no currículo escolar.
      Atenciosamente,
      Felipe Severo Sabedra Sousa

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