USO DE RECURSOS DIDÁTICOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
A sociedade demanda o desenvolvimento de objetos e projetos que
solucionem seus problemas, e partindo desse pressuposto, surgiram as primeiras
noções tecnológicas, que freneticamente expandiram-se para todos os setores de
nossa sociedade. Outros aspectos passaram
a ter relevância: valoriza-se o conhecimento; a riqueza dos países passou a ser
medida pelo acesso tecnológico e sua capacidade de desenvolvimento na área; a
informação e as práticas relacionadas a ela se tornaram o principal setor da
economia [Kohn; Morais. 2007]. Estes três principais fatores levam hoje à
instauração de um simbolismo da tecnologia como bem maior, a ser perseguido e
incorporado em novas práticas sociais.
Com os avanços
tecnológicos são solucionados grande parte dos problemas atuais, porém outros
são gerados, e desta maneira nossa geração é representada pelo avanço do
consumo e produção de informação de grande acesso, ocasionados pela aceleração
tecnológica.
A realização de
aulas expositivas com o uso de novas tecnologias demonstra-se uma ótima
ferramenta para que o aluno realize a experimentação do conteúdo e estabeleça
uma dinâmica relação entre teoria e prática, tornando-a visível para quem
aprende e fomentando o conteúdo explicado pelo docente, Atualmente, as
possibilidades de aprendizagem mediada por computador já levam para dentro dos
laboratórios e salas informatizadas inúmeros recursos multimídia com
possibilidade de deixarem as aulas mais ricas, tendo como base a internet, uma
grande biblioteca digital [Savi. 2009].
Os impactos
positivos sobre o uso de novas tecnologias são vistos de diversas formas, e por
mais que sejam comprovados, são pouco utilizados pelos profissionais da
educação sob a justificativa do desinteresse de alunos e de mesma forma de
docentes para não modificar seus planos de aula e suas explicações sobre os
fatos ocorridos. O preparo da aula expositiva requer que o docente conheça seu
público para adequar o conteúdo aos prévios conhecimentos da turma [Peleias, et
al; 2013]. Outro aspecto a considerar, em especial no planejamento da aula,
refere-se aos recursos que o docente terá à disposição e de quais fará uso,
para buscar e selecionar os conteúdos a serem transmitidos.
É por muitas
vezes possível compreender o desinteresse dos docentes pela falta de recurso
nas instituições de ensino, principalmente tecnológicas, onde as que pouco se
encontram, ou estão sem manutenção, ou estão defasadas para a proposta do
profissional. O ensino de “caso investigativo” baseado no uso de narrativas
sobre indivíduos sobre enfrentamento de decisões ou dilemas, que podem ser
reais ou fictícios como exemplos facilitam a compreensão de alunos [Waterman. 1998].
Alunos, em sua
maioria possuem dificuldades para compreensão da disciplina de História, pelo
modo com qual as aulas são ministradas, sem recursos tecnológicos, como por
exemplo os laboratórios de informática, a ausência de materiais na escola
também impacta negativamente para o ensino-aprendizagem dos discentes. Desta
maneira os estudantes encontram-se desmotivados para assistir às aulas, visto
que a maioria dos docentes não utilizam novas tecnologias para atualização de
suas dinâmicas em sala de aula.
A formação
atualizada dos docentes para a inserção de novos recursos didáticos e
tecnológicos é fundamental para se adequar à nova realidade dos jovens de hoje,
e desta maneira se torna peça chave para inclusão de estudantes com
Necessidades Educacionais Especiais. Conforme Mercado [1999] a formação de
professores é fundamental para o sucesso da utilização das novas tecnologias
como ferramentas de apoio ao ensino.
Muitas vezes os
profissionais do ensino encontram dificuldades para encontrar materiais
adaptados, visto o grande número de deficiências, assim com as novas
tecnologias integradoras se torna possível tornar o processo de
ensino-aprendizagem usual para ambos, sem a necessidade de limitações, como
ocorre por muitas vezes. Os profissionais que hoje atuam na área da educação
precisam atender às novas exigências da profissão, realizando atualizações
constantes, o que normalmente não ocorre, e desta maneira se mostram
resistentes em aderir às novas tecnológicas e ao se comunicar com jovens
alunos.
É passível de
análise, que não apenas seja inserido no ambiente escolar novas tecnologias,
mas também sejam realizados curso que capacitem os educadores e seja
disponibilizado um material previamente analisado e construído para este
profissional com base na sua instituição de ensino [Moran. 2004]. Algumas
instituições de ensino preparam e outras permanecem inseridas em paradigmas antiquados
para a sociedade tecnológica, bem como algumas instituições estão mais
desenvolvidas na parte tecnológica, e preparadas para receber aos diversos
estudantes, é observável que as mudanças ocorrem aos poucos, em todos os níveis
e modalidades educacionais aos quais há investimento.
Acredito que
investimento se conecte melhor com a questão, não apenas financeiramente, mas
também nas capacitações dos profissionais que atuam na área, e principalmente
num investimento de futuro à longo prazo, no qual não haverá sem educação.
Recomenda-se aos professores da disciplina de História que continuem a aprender
e debater sobre o uso de recursos tecnológicos em sala de aula, realizando
atualizações constantes, reflexionando sobre suas aulas, priorizando o uso de
tecnologias educacionais e enriquecendo seu trabalho. A aprendizagem provém do
envolvimento ativo do aluno com a construção do conhecimento e as ideias
prévias dos alunos têm papel fundamental no processo de aprendizagem, que só é
embasada naquilo que ele já sabe [Brasil, 1997].
Cabe ao educador
atualizado estar disposto a inovar e experenciar novas atividades, como por
exemplo em técnicas de ensino como aplicativos educacionais, ferramentas de
Tecnologia da Informação e Comunicação e a exploração do uso de dispositivos
eletrônicos em sala de aula, buscando incorporar estas novas tecnologias em
sala de aula. Conforme Khan e Morais [2007] a Sociedade da Informação, é representada por uma sociedade na qual a
informação é utilizada intensamente como elemento da vida econômica, social,
cultural e política, dependendo de um suporte tecnológico para se propagar,
demonstrando que esse processo se tornou um fenômeno social, instaurado dentro
da sociedade.
A instituição de
ensino deve estimular aos educadores o uso de novas tecnologias, já que estas
se encontram presentes em nossa sociedade em aparelhos eletrônicos como smartphones,
buscando promover formações voltadas ao seu uso e potencialidades no ensino,
desta maneira visando a estimulação do educando e seu aprimoramento do processo
de ensino-aprendizagem. É importante ressaltar que os novos recursos
tecnológicos abrem um leque de possibilidades para facilitar o processo de
ensino e aprendizagem dos alunos, tornando a aula expositiva mais palpável
pelos estudantes, facilitando sua aprendizagem e tornando o ensino dinâmico e
participativo.
Os recursos
tecnológicos de ensino devem ser usados para facilitar, acelerar e intensificar
a aprendizagem, esses recursos não devem ser usados para imitar outros
professores que os usam. O objetivo dos recursos é serem simples, de fácil uso
e conservação [KARLING, 1991]. Conforme Lunetta [1991] as aulas práticas podem
ajudar neste processo de interação e no desenvolvimento de conceitos,
permitindo assim que os estudantes aprendam como abordar o seu mundo e
desenvolver soluções para problemas complexos.
Conforme Nicola e
Paniz [2016] sabemos que a impotância dos recursos tecnológicos é tanto para o
aluno, quanto ao professor, que é a figura mais próxima do aluno,
desenvolver-se inúmeras capacidades. Desse modo, faz-se necessário que o
professor esteja preparado para utilizar os recursos didáticos, objetivando que
o aluno possa realmente aprender.
Atividades
práticas são experiências vividas, e, portanto, ao serem utilizadas durante as
aulas com o uso de novas tecnologias se tornam meios de produção e transmissão
de conhecimentos, não apenas no ambiente escolar, mas como um propagador de
conhecimentos por toda comunidade na qual a escola está inserida. Os
professores, ao deixarem de realizar atividades práticas podem estar
incorporando formas de ação presentes historicamente no ensino, como uma
abordagem tradicional, sem observar a importância da prática na aprendizagem
[Andrade; Massabni, 2011].
Cabe ao educador
analisar o perfil de seus discentes com os quais está atuando, para que
posteriormente possa direcionar sua prática pedagógica com utilização de novas
tecnologias, que pode ser construído coletivamente com os estudantes, mas com
um objetivo pré-determinado. Conforme Costoldi e Polinarski [2009] o professor
deve ter formação e competência para utilizar os recursos didático-pedagógicos
que estão ao seu alcance e muita criatividade, ou até mesmo construir
juntamente com os alunos, pois, ao manipular esses objetos a criança tem a
possibilidade de assimilar melhor o conteúdo.
O uso de novas
tecnologias para inclusão de deficientes no sistema de ensino já possui
disponibilidade, e desta forma cabe aos profissionais, e às instituições
adequar-se aos novos modos de inclusão, visto que estas são benéficas tanto nos
processos de ensino quanto de socialização, é evidente que a educação inclusiva
é coletiva, e, portanto, democrática, nunca segregadora, na qual todos os
participantes são beneficiados, e não se possui efeitos adversos de sua
prática, tanto nos processos de aprendizagem quanto de socialização [Sousa;
Anadon. 2018].
Tornar as aulas
acessíveis e inclusivas é uma prática que deve se tornar obrigatória a todas às
escolas e sucessivamente aos educadores, visto que a educação inclusiva é
democrática, nunca segregadora, onde todos os envolvidos no processo de ensino-
aprendizagem são contribuídos positivamente, e com o auxilio de nos tecnologias
essa integração pode se tornar mais fluida e menos complicada. As atividades
práticas nos processos de ensino-aprendizagem das ciências humanas constatam
que há um abismo entre a importância atribuída às atividades práticas e a sua
execução, desta maneira os recursos tecnológicos unem as duas partes, tornando
o ensino integrativo.
Khan e Morais
afirmam que a informação é a transmissão de mensagens que possuem um
significado comum entre o emissor [quem produz a mensagem] e um sujeito [quem
recebe a mensagem], por meio de um suporte tecnológico que faz a mediação dessa
mensagem. Toda informação é dotada de consciência, objetivo e finalidade ao ser
transmitida do emissor para o interlocutor.
As bases do
ensino da disciplina de História é de que tudo é construído por alguém, com
algum objetivo e finalidade, desta maneira ao ser inserido na construção de
conhecimento os novos recursos tecnológicos disponíveis o ensino se torna
integrado, unindo o teórico e o prático, e desta forma cabe aos educadores
dinamizar os seus conteúdos aplicados, tornando-os palpáveis para todos.
Percebe-se que os professores estão realizando formações com o viés
tecnológico, ressaltando a ideia de que é fundamental para os profissionais da
área pensar na sua formação e suas práticas pedagógicas constantemente,
articulando os seus diferentes saberes e conhecimentos adquiridos durante seus
anos de experiência em salas de aula, e de contato com os mais diferentes
estudantes com a teoria recebida em suas bases de formação.
Tardif [2006]
buscando penetrar em seu processo real de escolarização, considerando que os
seus diferentes saberes [disciplinares, curriculares, pedagógicos e da
experiência] se articulam no trabalho diário em interação com os alunos e com
os outros professores. O ensino realça o saber fazer ou a aquisição e
manutenção de respostas. O conhecimento só poderá se estabelecer através do
diálogo competindo ao professor diversificar as estratégias de ensino para
corresponder às expectativas de cada geração,
a utilização de novas tecnologias, torna as dinâmicas socias e de
ensino-aprendizagem mais palpáveis pelos alunos, buscando diminuir a lacuna
entre teoria e prática, tornando o acesso ao conhecimento aberto aos
estudantes.
Considerações
finais
Conforme a
pesquisa realizada é verificável a importância do trabalho com as novas
tecnologias disponíveis, e o quanto o trabalho do docente se enriquece com o
seu uso. O profissional da área da educação é mediador do processo de
ensino-aprendizagem, e desta maneira, com o uso de novas tecnologias é possível
que o discente explore novas possibilidades de aprendizagem, colocando o
profissional da educação no eixo central como guia em seu processo de
conhecimento.
É passível de
observação que os recursos tecnológicos contribuem para absorção do conteúdo
por parte dos discentes, seja de maneira direta ou indireta, e desta forma
possibilitando aos alunos uma melhor aprendizagem e assimilação de conteúdo,
além de um acesso democrático e acessível. Em relação aos docentes conclui-se
que estes devem buscar sua aprimoração e atualização para trabalhar com jovens
em sala de aula, e estudar as melhores formas de utilizar os recursos
tecnológicos didáticos disponíveis, diversificando e dinamizando suas práticas
pedagógicas, tornando-as inclusivas.
É verificável com
base na pesquisa que os profissionais da área educacional buscam realizar um
trabalho com primazia, mas cabe ao conjunto pertencente ao educador, o ambiente
escolar e o educando para que seu trabalho seja desenvolvido com plenitude, e
possa ser desenvolvido com o uso de novas tecnologias para torná-lo mais
atrativo e inspirador.
Referências
Felipe Severo
Sabedra Sousa é Antropólogo pela Universidade Federal de Pelotas, e atualmente
cursa Formação Pedagógica em História pelo Centro Universitário Internacional.
ANDRADE, M. L.
F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um
desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17,
n. 4, p. 835-854, 2011. [artigo]
BRASIL,
Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental.
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FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1997. [livro]
KARLING, A.A. A
didática necessária, São Paulo, Ibrasa. 1991. [livro]
KOHN, K; MORAES,
C; O impacto das novas tecnologias na
sociedade: conceitos e características da Sociedade da Informação e da
Sociedade Digital. Santa Maria. INTERCOM. 2007. [livro]
LUNETTA, V. N.
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Olá, Felipe. Parabéns pelo trabalho! Temática bem apresentada e que traz questões pertinentes para se pensar o uso de tecnologias no ensino. Gostaria de saber se você teve contato com professores que faziam uso dessas tecnologias e quais foram os aspectos positivos apontados por eles em sua prática docente?
ResponderExcluirGeilza da Silva Santos
Olá, Geilza! Agradeço que tenha apreciado o texto. Sim possuo contato direto com estes, e os aspectos positivos foram os mesmos apresentados ao longo do texto, como a maior atenção dos alunos, as suas respectivas buscas pelos assuntos propostos que mais lhe interessavam, uma maior interação entre alunos e professores (as), entre tantos outros.
ResponderExcluirFelipe Severo Sabedra Sousa
Boa noite, Felipe. Parabéns pelo trabalho. Tendo em vista a sociedade cada vez mais tecnológica que vamos nos inserindo gradualmente, as propostas apresentadas no texto são de grande importância na relação de ensino e aprendizagem da disciplina de história. Na sua concepção, o possível uso contínuo dos recursos tecnológicos em sala de aula podem de alguma forma interferir na utilização do livro didático?
ResponderExcluirAtenciosamente, Mariana Solange Rocha Silva.
Olá, Mariana! Muito obrigado pelos elogios! Eu acredito que não, mesmo a longo prazo, já que o livro didático é o suporte aos alunos, em especial aqueles que não podem ter acesso a tais recursos tecnológicos, acrdito que substituí-lo será muito difícil, mas sim esses recursos serão utilizados como suporte aos estudos apresentados no livro. Atenciosamente Felipe Severo Sabedra Sousa
ExcluirBoa noite, muito bom o texto. Na tua opinião não acha que em um aspecto social essa proposta causa um distanciamento maior entre as pessoas, e em uma vantagem ao aluno que tem condições monetárias maior? Ou seja aquele aluno que dispõe de uma internet de qualidade, ou mesmo ate programas pagos levam uma vantagem sobre aquele aluno que muitas vezes só tem os computadores de uma biblioteca publica ou algo semelhante a seu dispor?
ResponderExcluiratt.: Felipe Lucas Fagundes
Olá, Felipe. Fico feliz que tenhas apreciado o texto, pois gostei muito do seu. Os aspectos sociais são muito importantes para compreender a nossa sociedade e desta maneira sim, a desigualdade social impacta diretamente no uso destes recursos didáticos. Desta maneira deixo explicito no texto que varia das diversas condições do estabelecimento de ensino e do profissional, adatar-se no meio ao qual esta inserido, para assim tirar maior proveito das tecnologias didáticas durante suas aulas. Espero que tenha respondido a questão!
ExcluirAtenciosamente, Felipe Severo Sabedra Sousa.
Prezado Felipe, boa noite.
ResponderExcluirGostaria de parabenizar sua discussão sobre o tema.
O tema do ensino e da tecnologia é algo que está em discussão há algum tempo porém, diante do cenário educacional que estamos vivendo, ela tornou-se uma ferramenta central para a manutenção do ensino.
De que maneira, a partir de suas pesquisas e conhecimento sobre o tema, você acredita que estes profissionais resistentes às novas tecnologias estão encarando o novo formato de sala de aula e a ampla utilização da tecnologia?
Atenciosamente
Caroline de Alencar Barbosa
Boa noite, Caroline!
ExcluirAgradeço por ter apreciado o texto. De acordo com minhas vivências e conhecimentos adquiridos, acredito que estes profissionais estejam encarando este período como um momento de aprendizado, claro que tudo dentro de suas possibilidades. O novo formato de sala de aula é como disseste, novo, é difícil, até para mim que começei minha jornada profissional há pouco tempo, mas acredito que estas novidades servem para ampliar nossas noções sobre sala de aula e aprendizado dos alunos, e para nos auxiliar nos nossos próximos passos em sala de aula.
Enfim, espero ter resondido seu questionamento.
Atenciosamente, Felipe Severo Sabedra Sousa
Olá, Felipe! Tudo bem? Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente texto e pela escolha do tema.
ResponderExcluirA utilização de recursos tecnológicos para tentar relacionar os conteúdos exigidos pelos programas brasileiros à realidade do aluno, é uma ótima ideia para o processo de ensino-aprendizagem. Por meio destes recursos, as aulas de História podem se tornar mais interativas e proveitosas, contribuindo para a melhoria do aprendizado dos alunos. A tecnologia traz possibilidades para trabalhar com essa disciplina de uma forma mais dinâmica, no entanto, nem todos os alunos tem acesso à internet, nem a aparelhos tecnológicos. Inclusive, muitas vezes tanto o aluno quanto o professor, podem enfrentar dificuldades na hora de utilizar estas ferramentas tecnológicas e até mesmo haver uma falta de capacitação técnica dos docentes.
A minha pergunta é a seguinte: Qual é o papel da escola, do professor e do governo na promoção de uma educação democrática menos excludente que esteja em acordo com uma sociedade na Era da Informação?
Atenciosamente,
Jeane da Silva Lopes.
Olá Jeane, agradeço os elogios!
ExcluirCompreendendo o importante papel da escola em nossa sociedade acredito, com base em minhas experiências, que não há um futuro sem educação, e por consequência a escola se torna o principal meio de integração do aluno com a sociedade e cabe ao profissional da educação inserir os bens culturais vigentes na sociedade em sala de aula. O governo deveria estar de comum acordo com a sociedade e deveria propor a melhor educação possível para os estudantes, já que por muitas vezes citado "são o futuro da nação". Mas para o ensino democrático e inclusivo é necessária uma mudança em nossa sociedade capitalista, onde quem possui o capital, detém o melhor conhecimento, e melhor condições de acesso à estes.
Enfim, espero que tenha respondido o seu questionamento.
Atenciosamente,
Felipe Severo Sabedra Sousa
hoje em dia, o uso de recursos didáticos para a metodologia do professor é bastante debatido, já que ele auxilia no desenvolvimento do sabe do aluno . na sua opinião a tecnologia seria para suprir as dificuldades do aluno ou seria uma forma de contribuir com as demais didáticas do professor historiador ?
ResponderExcluirAdrieelee Fonseca Silva.
Olá, Adrieelee.
ExcluirOs recursos tecnológicos vigentes, devem contribuir com a didática do professor, para que assim possam suprir as dificuldades do aluno, sobre alguns temas previstos no currículo escolar.
Atenciosamente,
Felipe Severo Sabedra Sousa